Por que a Copa do Mundo será em novembro e dezembro? Entenda
MatériaMais Notícias
da luck: Pela primeira vez na história das Copas do Mundo o torneio de seleções será realizado entre os meses de novembro e dezembro. Por conta das altas temperaturas que afetam o Qatar durante o meio do ano, quando costumeiramente é disputado o Mundial, a Fifa decidiu pela mudança em 2015.
+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo
RelacionadasFora de CampoEx-jogador do Botafogo corneta convocação de seu país para a Copa do MundoFora de Campo01/11/2022Seleção BrasileiraAcertamos? Lembre quem o LANCE! apontou em 2018 que poderia estar na Copa de 2022Seleção Brasileira01/11/2022Fora de CampoJornalista da ESPN defende convocação de Rodinei para a Copa do Mundo: ‘Futebol é momento’Fora de Campo01/11/2022
da bet sport: Localizado em uma região desértica, o clima característico do país do Oriente Médio é muito quente e árido, bastante seco e com pouca umidade. Diferentemente do Brasil, por exemplo, que tem as quatro estações do ano bem definidas, o Qatar possui apenas a maior parte dos meses com altas temperaturas e um período menor com o clima mais ameno.
Entre março e outubro, meses mais quentes do ano no país, o Qatar registra sempre temperaturas acima dos 30°C, inclusive durante as noites e madrugadas. No ápice do calor, é comum fazer entre 40°C e 50°C, com a sensação térmica podendo chegar na casa dos 60ºC, o que tornaria o torneio impraticável.
Por outro lado, nos meses de novembro e fevereiro, quando o emirado apresenta temperaturas mais baixas, o clima cai drasticamente em comparação com os outros meses. Durante o período da Copa do Mundo, é possível que as condições climáticas oscilem com mínima de 10ºC e máxima de 20°C, clima parecido com o europeu, por exemplo.
Em dezembro de 2019, quando o Flamengo foi ao Qatar para a disputa do Mundial de Clubes, vencido pelo Liverpool, o Rubro-Negro chegou a enfrentar dias mais frios. Em um dos treinos, a equipe de Jorge Jesus teve de trabalhar sob a temperatura de 18°C.
ESTÁDIOS CLIMATIZADOS
Apesar da Copa do Mundo acontecer quando as temperaturas são mais baixas no Qatar, a preocupação do país com o esporte ao longo do ano é grande. Por conta disso, muitos dos estádios do emirado possuem sistema de climatização, com ares condicionados instalados dentro de campo e também nas arquibancadas.
Ao todo, sete dos oito estádios do Mundial contarão com este sistema, que já está em uso há alguns anos no país. No Estádio Internacional Khalifa, em Doha, que recebeu jogos do Mundial de Clubes de 2019, o sistema está instalado. Inaugurado em 1976, o palco passou por reformas que incluíram os aparelhos.
Construído para a Copa do Mundo, o Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah, ficou pronto em 2019. Além de contar com o sistema de climatização que possibilita a saída de ar fresco ao redor do gramado, ele também tem pequenos espaços abaixo dos assentos, que refrescam a arquibancada.